sábado, setembro 30, 2006

Praça Albino Alves Pereira

Albino Alves Pereira
Natural de Arnoia, foi mandado muito cedo para o Brasil, onde conseguiu situação de destaque, mercê das suas qualidades e persistência. Novo ainda, adoeceu gravemente e veio para a Pátria, procurar alivio para os seus males. No hospital de S. José, onde recolheu, recebeu a visita de alguns conterrâneos entre os quais a do provedor do hospital, Comendador Justino Mota Ribeiro que ali foi expressamente visitá-lo. Em conversa, disse ignorar que havia um hospital na freguesia onde tinha nascido. De facto, este tinha sido votado quase ao abandono durante mais de 30 anos.
Prometeu fazer o que pudesse em seu favor, e assim, fez parte da Mesa do hospital de S. Bento de Arnoia, tendo deixado em testamento a esta instituição toda a fortuna. O inventário decorreu no Brasil recebendo o hospital quantia superior a 200 contos (1.000 euros) a maior doação que até essa altura (1920) recebera. Os juros durante dois anos, chegaram para fazer as indispensáveis obras de adaptação da antiga residência do pároco. Os restos mortais foram transladados de Lisboa para o cemitério de Arnoia, onde marca presença o busto em mármore de Albino Alves Pereira.


Estas fotos evidenciam a evolução ao longo dos anos da Praça Albino Alves Pereira (o centro da vila de Celorico de Basto). 


























Foto datada de 1951
Em 2006 após obras de remodelação

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa iniciativa, é bom recordar e ver imagens antigas de Celorico.

o portista disse...

Parabens, Viva Celorico e Dragões de Basto.

Fernandino Machado disse...

Era uma bricadeira de mau gosto colocar aqui uma fotografia dos anos 60 do campo da cruz e outra actual, pois as diferenças eram minimas...

Anónimo disse...

Era bem mais bonita na época do preto e branco...O pó não incomodava, as viaturas não o levantavam.Que saudades...
Parabéns.

vitor. disse...

navegar na net é no daniel codessoso...venha ver este blog com fotos dos nossos antepassadoo.

Anónimo disse...

Parabens pelo excelente trabalho de divulgação de uma vila e respectiva zona envolvente muito bonitas.