sexta-feira, outubro 06, 2006

BVC 80 Anos

Os Bombeiros Voluntários Celoricenses, instituição prezada por todos no Concelho e a que todos nos sentimos reconhecidamente gratos, existe desde 15 de Agosto de 1926, sendo os seus Estatutos aprovados por Alvará de 28 de Março de 1927, subscritos pelos Sócios fundadores, cujos nomes é da maior justiça que os lembremos, pois concretizaram um sonho, venceram muitas dificuldades e hoje prosseguem a sua nobre acção humanitária ao serviço dos Celoricenses.
Foram Sócios Fundadores: Manuel Guilherme Alves Machado (Barão de Fermil), Dr. António Teixeira da Mota Guedes, Dr. Ernesto de Castro Leal, Dr. Francisco Xavier de Meireles, Dr. João Pulido de Almeida, Jerónimo Pacheco de Campos Pereira Leite, Artur Alves Machado, António Alves Monteiro, João Baptista Ribeiro da Cunha, Álvaro da Silva Penafort, Prof. Vasco Luís Monteiro, Francisco Carvalho, Avelino de Moura Leite Maciel, Domingos Pereira Dias Loureiro, João Baptista Alves Leite, Alfredo Fernandes de Freitas e Armando de Oliveira Camelo.
Ao longo dos tempos, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, sempre superou todas as dificuldades, naturalmente com o apoio incondicional da Comunidade, do Poder Central e Local e alguns Beneméritos e que por uma questão de elementar justiça, devemos aqui referir o casal Portugal, D. Cassilda Augusta Machado Cardoso Oliveira Portugal e o Senhor José Artur de Oliveira Portugal.
Uma palavra de apreço também a todos os abnegados “Soldados da Paz” que passaram pelo Corpo Activo da Corporação, que sempre serviram de alma e coração e de uma forma voluntariosa a população Celoricense, sempre fazendo juz ao seu lema, “Morte ou Vitória”.
Durante os 80 anos de existência, a A. H. B. C. teve uma Comissão Instaladora (1926 a 1928) e as Direcções eleitas pelos Associados foram lideradas por 19 Presidentes (1928 a 2006), que sempre contribuíram para o desenvolvimento e engrandecimento da Associação.  Actualmente o seu Presidente, Fernando Albino Fernandes de Freitas, que recentemente foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, pelos 31 anos de dedicação, amor e trabalho à causa do Associativismo e do Voluntariado.
O primeiro Comandante foi Álvaro da Silva Penafort, seguido do Prof. Vasco Luis Monteiro, Afonso Teixeira Novais, José Pedro, Prof. António Joaquim Andrade Bastos, António Portilho de Freitas (Interino), Fernando Vasques Coutinho da Mota Guedes e desde 1989 é Comandante o Senhor António Manuel Marinho Gomes, que actualmente acumula as funções de Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Braga.



Quartel da Mota
A Secção da Mota dos Bombeiros Voluntários Celoricenses foi inaugurada em 11 de Dezembro de 2005, para dar resposta ás solicitações da população daquela área do Concelho.


O CONCELHO DEVE SERVIÇOS INESTIMÁVEIS À ASSOCIAÇÃO AO LONGO DOS SEUS 80 ANOS.
Prosseguindo afincadamente a nossa tarefa de construir um mundo melhor, saibamos todos dar as mãos e cantar os Parabéns aos Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto que têm servido de exemplo a todos quantos, pela sua terra, pelas suas gentes e pela humanidade em geral, têm vindo a dedicar esforços em prol do amor ao próximo.



2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns...Fiquei bastante agradado com esta iniciativa. Acho que todos somos apoderados de uma " saudade " ao observar estas excelentes ilustraçoes e sabermos um pouco mais da nossa historia recente. FORÇA

GentilPinto

Anónimo disse...

PARABÉNS aos BVC e ao autor deste Blog.
Continue.



MC