domingo, abril 22, 2007

Escultura A. Carneiro


A escultura “Estudo da Elipse”, de Alberto Carneiro, oferecida pela Comissão de Turismo da Serra do Marão, foi colocada pela primeira vez no início dos anos 70, na Esplanada de S. Pedro, na vila de Celorico de Basto.
Entretanto, esta obra datada de 1966, foi danificada por desconhecidos e de imediato os Serviços do Município guardaram-na durante alguns anos, permanecendo naquele local apenas a sua base em granito.
Recentemente, nos finais do ano de 2006, esta obra de arte foi recolocada no seu lugar.

Uma das minhas preocupações é trabalhar com o espaço que me é dado. Se a obra é concebida para o espaço onde a vou mostrar e eu conheço previamente esse espaço, a obra, naturalmente, tem essa componente. Essa é uma das preocupações que atravessa o meu trabalho: o espaço gera a forma, mais do que a forma gera o espaço.” escreveu A. Carneiro.

“O trabalho de Alberto Carneiro é o resultado de uma experiência pessoal de relacionamento de um artista com a natureza, nos termos em que ele a vive e entende, enquanto geradora de uma reflexão mais geral e de um processo de produção especificamente artístico, estético, se quiserem de que acaba por resultar aquilo que nos é proposto e que nos habituamos a designar como sendo obras de arte.” escreveu Alexandre Melo in O viandante esclarecido.
Alberto Carneiro nasceu em S. Romão do Coronado a 20 de Setembro de 1937.
Entre os 10 e os 21 anos de idade, aprendeu o ofício de santeiro nas oficinas de arte sacra da sua terra natal.
Diplomado pela Escola de Belas Artes do Porto (1961-1967) e Pós-Graduado pela Saint Martin’s School of Art de Londres (1968-1970).
Realizou inúmeras exposições individuais e regista participação em diversas exposições colectivas, com destaque das Bienais de Paris (1969), de Veneza (1976) e de São Paulo (1977).
Está representado em Museus e Colecções, em Portugal na Fundação Calouste Gulbenkian, no Ministério da Cultura e no estrangeiro.
Obteve, entre outros, o Prémio Nacional de Escultura em 1968, da Crítica-Soquil em 1971, Nacional de Artes Plásticas – AICA/MC em 1986 e de Arte Pública em 2004.
Sempre desenhei para me (re)conhecer e deixar fluir as energias do meu ser mais profundo.” escreveu o artista Alberto Carneiro.

sexta-feira, abril 06, 2007

Associação de Ciclismo

A Associação de Ciclismo de Celorico de Basto foi fundada em 19 de Maio de 2004, com sede na Rua 5 de Outubro, freguesia de Britelo, tem por objectivo promover e dinamizar actividades de carácter desportivo, cultural e recreativo, relacionadas com ciclismo, nas suas diversas vertentes.
A sua constituição foi publicada no Diário da República, Série III, nº 31 de 14 de Fevereiro de 2005 e presentemente já conta com cerca de uma centena de associados.

Inscrita na Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, esta jovem agremiação desportiva organiza este ano o 7º Passeio de Bicicleta até ao Santuário de Fátima, tendo também ao longo destes anos efectuados outros passeios até S. Bento e também pela nossa Região.
Apoiou a realização, em 19 e 20 de Março de 2005, o evento de orientação turística BTT, denominado “CBT Eco Aventura”, que procurou demonstrar as vantagens das paisagens naturais de Celorico de Basto, permitindo aos participantes de vários pontos do País, num quadro ecologicamente preservado, estar em contacto com o meio físico, social, histórico e simbólico deste concelho das Terras de Basto.

O cicloturismo é uma modalidade com alguns anos de tradição em Celorico de Basto e a comprová-lo está a participação assídua em convívios e provas clássicas de alguns membros dos actuais órgãos sociais, verdadeiros entusiastas das duas rodas a pedal.

A Comissão Instaladora que outorgou a constituição da associação no Cartório Notarial de Celorico de Basto, era constituída por Joaquim Monteiro da Mota e Silva, Manuel David Pinto, Paulo Alexandre Magalhães Mota, Sílvia Teresa da Mota Fontes Vasconcelos e Nuno Miguel Teixeira Lopes.

Dando cumprimento ao Artigo 15º dos Estatutos da Associação de Ciclismo de Celorico de Basto, esta Comissão Instaladora promoveu em 29 de Setembro de 2006, eleições dos Corpos Sociais para o biénio 2006/2008:

Assembleia Geral:
Presidente: Joaquim Monteiro da Mota e Silva
Vice-Presidente: Paulo Alexandre Magalhães Mota
Secretário: Manuel David Pinto

Direcção:

Presidente: Fernando Elói M. Magalhães
Vice-Presidente: José Manuel Simões Moura
Secretário: Serafim Teixeira Gonçalves
Tesoureiro: Carlos Manuel Simões Magalhães
Vogal: Gualdino de Oliveira Nogueira


Conselho Fiscal:

Presidente: Manuel Mesquita Alves Fontes
1º Secretário: Jorge Manuel Pereira Oliveira Mesquita
2º Secretário: Vítor Manuel de Vasconcelos M. Teixeira Alves

Recentemente foram adquiridos novos equipamentos com apresentação pública no centro da Vila seguida de um passeio até Mondim de Basto.
Ainda no âmbito dos seus objectivos, a Direcção quer dar mais uma pedalada gigante, tencionando adquirir uma viatura para o transporte dos atletas.
Apelamos a todos os Celoricenses que ajudem este propósito da Direcção, que permite consolidar e abrir novos horizontes para o ciclismo em Celorico de Basto.