domingo, julho 07, 2013

Frei Bernardo - Um Santo


Não chorem; eu vou para o céu... 
Jesus! Jesus! Eu sou todo de Jesus!...”

A 5 de Julho de 1982, o conselho de presbíteros de Braga enviou a João Paulo II uma carta a solicitar que autorizasse a abertura do processo canónico em ordem à beatificação e canonização. Foi aberto a 4 de Julho de 1983 e concluído a 9 de Outubro de 1987.
Consta de dois volumes, que o então postulador da causa, D. Gabriel de Sousa, entregou na Congregação para a Causa dos Santos, em Roma. Um, de 456 páginas, com as cartas pessoais de Frei Bernardo, o outro, com 562, tem testemunhos da sua virtude e fama de santidade 
O Decreto de validade do processo diocesano foi publicado no dia 17 de Junho de 1994
Até ao momento não são conhecidos outros desenvolvimentos do processo. "O que falta verdadeiramente, como outros que estão nas mesmas circunstâncias, é o milagre". Apesar de ter falecido antes dos trinta anos era "muito conhecido". Desde os tempos de Coimbra que "conseguia arrebatar muita gente". Depois, os fiéis continuaram a "pedir-lhe graças". Estas estão publicadas no boletim quadrimestral para "manter viva a chama sobre a devoção a ele" - frisou o Pe. Jorge Ferreira. 
Nas poesias, ele penetra muito bem no sentido "teológico-litúrgico dos sacramentos, doação e sacrifícios". Frei Bernardo Vasconcelos estava "fadado para dar a vida pelos outros". Mesmo vivendo pouco tempo, este monge beneditino bebeu muito rapidamente a regra de S. Bento sem esquecer a sua veia poética. "Não perdia tempo nenhum e colocava-se logo a escrever".
Desde então, numerosos peregrinos acorrem frequentemente ao túmulo de D. Bernardo, na freguesia onde nasceu. Invocam a sua intercessão e agradecem os favores que, por seu intermédio têm obtido.
O povo, porém, não esperou pela decisão da Igreja, e desde a sua morte começou a venerá-lo como «santo» e a peregrinar até à sua sepultura.
Mais recentemente, durante uma sessão comemorativa do 80º aniversário da morte de Frei Bernardo, o monsenhor Mário Rui de Oliveira, Juiz do Tribunal da Assinatura Apostólica e Postulador da Causa referiu que “este tipo de processos são longos, demorados e dispendiosos” e que a causa deste Servo de Deus Bernardo de Vasconcelos “está na posição 145 da lista de espera”, facto que significará “três ou quatro anos de espera”.

Busto de Frei Bernardo de Vasconcelos

Casa do Marvão em S. Romão do Corgo



Clique para conhecer mais sobre a vida e obra de Frei Bernardo de Vasconcelos



Sem comentários: