quarta-feira, agosto 15, 2007

Centro Comunitário

A Associação de Solidariedade Social de Basto é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 2000, tem como objectivo principal desenvolver um conjunto de acções de caracter social e educativo junto das populações mais carênciadas do concelho de Celorico de Basto.
Em 2005 a Associação de Solidariedade Social de Basto iniciou a construção de um Centro Comunitário, em lote de terreno doado pelo Município de Celorico de Basto, sito em S. Silvestre, freguesia de Gémeos, com recursos próprios e financiamentos no âmbito do Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza, designado por “ARRIGA”.
O Centro Comunitário funciona como um espaço aberto à comunidade e de apoio à realização de projectos e actividades que promovem a melhoria das condições de vida da população e o desenvolvimento local. Visa também possibilitar ao indivíduo, grupo e famílias o exercício do direito à cidadania e à integração social através de um conjunto de respostas abrangentes e integradas que vão ao encontro das necessidades vivenciadas.

O Centro Comunitário de Celorico de Basto incide a sua actuação nas seguintes áreas:
Família e Comunidade
Atendimento/Acompanhamento Social, destinado a indivíduos e familiar beneficiárias do Rendimento Social de Inserção e apoiados pelos Serviços de Acção Social;
Informação/Orientação dirigida a grupos específicos da comunidade, nomeadamente através de sessões de sensibilização sobre saúde, alimentação, higiene, recursos naturais e ambiente;
Animação Sócio-Cultural, privilegiando intercâmbios intergeracionais e institucionais, designadamente passeios, visitas de estudo, etc. Ateliers Ocupacionais de informática, leitura, expressão plástica e desporto.

Infância e Juventude
Creche com capacidade para 35 crianças, distribuídas da seguinte forma:- 8 crianças ( 3 meses – 12 meses de idade)- 12 crianças (12 meses – 24 meses de idade)- 15 crianças (24 meses – 36 meses de idade)
Centro de Actividades Tempos Livres com capacidade para 40 crianças/jovens em idade escolar

População Idosa/ou Adultos Dependentes
Serviço de Apoio Domiciliário com capacidade para 30 utentes, que assegura o transporte e distribuição de refeições, prestação de cuidados de higiene pessoal e de conforto e tratamento de roupa, bem como a colaboração na prestação de cuidados de saúde, animação, aquisição de bens no exterior.

Corpos Sociais
Em 26 de Outubro de 2000 foi outorgada a escritura de constituição da Associação de Solidariedade Social de Basto, por cinco fundadores que formaram a Comissão Instaladora:
- Joaquim Monteiro da Mota e Silva
- Raul Geraldes Silva
- José Fernando Dias Vilas Boas
- Manuel David Pinto
- Paulo Alexandre Magalhães Mota

De 27 de Agosto de 2001 a 17 de Maio de 2004 os Corpos Sociais eram assim constituídos:
Presidente da Direcção: Raul Geraldes Silva
Presidente do Conselho Fiscal: José Fernando Dias Vilas Boas
Presidente da Assembleia Geral: Joaquim Monteiro da Mota e Silva.

Para o triénio 2004/2007 foram eleitos os Órgãos Sociais:

Direcção
Presidente: Joaquim Monteiro da Mota e Silva
Vice-Presidente: Artur Justiniano Gonçalves Bastos
Tesoureiro: José Fernando Dias Vilas Boas
Secretário: António Luís da Costa Moura
Vogal: Tito Lívio da Costa Domingues

Assembleia Geral
Presidente: Paulo Jorge Ribeiro Silva Carvalho Alves
1º Secretário: Paulo Alexandre Magalhães Mota
2º Secretário: Maria José da Mota Santos

Conselho Fiscal
Presidente: Victor Manuel Cunha
Vogal: David Manuel Pinto
Vogal: Maria das Dores Ferreira Vieira

Sem comentários: