domingo, março 23, 2008

Freguesia de Gagos



A freguesia de Gagos tem uma população de 632 habitantes e 281 edifícios (Censos de 2001) e fica a cerca de 6 km da sede do concelho.









Orago:
S. Tiago






Pároco:
Padre António Gonçalves



Festas e romarias: Nossa Senhora dos Prazeres - Vulgo Nossa Senhora da Goma (Domingo seguinte à Páscoa) e S. Caetano (Primeira semana de Agosto).
Património cultural e edificado: Igreja matriz, Capela da Goma, Capela e Cruzeiro de S. Caetano, Cruzeiro Paroquial e Fonte da Cruz.
Casas brasonadas: Casa da Cruz (Motas), Casa do Pomar, Casa da Portela, Casa de Santiago e Casa da Veiga.
Casas solarengas: Casa da Balouta (o brasão está na Casa do Barão) e Casa do Seixo.
Outros edifícios: Escola Primária (actual Sede da Junta de Freguesia), Salão Paroquial, Campo de Futebol, Polidesportivo.
Alminhas: Na base do Cruzeiro Paroquial.
Colectividades: Núcleo Cultural de Santiago e Grupo de Bombos "Os Caetanos de Gagos".





Presidente da Junta:

António Lopes da Silva, natural da freguesia de Gagos e residente no lugar da Portela. Nasceu em 25 de Dezembro de 1959, filho de José Portilho da Silva e Maria Isabel Martins Lopes, eleito desde 1986 no cargo de Presidente da Junta de Freguesia.







Secretário da Junta:

Domingos Fernandes de Magalhães, natural da freguesia de Gagos e residente no lugar da Escola. Nasceu em 31 de Julho de 1947, filho de Guilhermino de Magalhães e Ana Fernandes, de 1983 a 1986 exerceu o cargo de Presidente da Junta e desde 1992 cumpre o lugar de Secretário da Junta de Freguesia.






Tesoureiro da Junta:

José de Magalhães Pires, natural da freguesia de Gagos e residente no lugar da Portela. Nasceu em 15 de Setembro de 1952, filho de Joaquim Pires e Teresa de Magalhães, foi Secretário da Junta de 1983 a 1986, e eleito desde 1992 como Tesoureiro da Junta de Freguesia.




9 comentários:

Anónimo disse...

GAGOS E A MELHOR ALDEA DE TODO PORTUGAL..........

cristiana disse...

Gagos é fantástico!!!!não perca de nos visitar...vai adorar!!!cristiana campos

Anónimo disse...

Olá, Cristiana!
Sou uma habitante da freguesia de Gagos, concelho edistrito da Guarda.
Tive conhecimento que algumas pessoas da tua freguesia visitaram a minha. No entanto por falta de divulgação por parte da junta de freguesia, à população, da vossa visita, foi com imensa pena que reparei que vocês não foram recebidos da melhor forma. Assim, gostava que soubessem que na eventualidade de se mostrarem interessados em repetir a visita serão sempre bem vindos.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Eu son de España, e cando pasei por GAGOS quedeime abraiada pola sua fermosura.

Anónimo disse...

Olá sou um habitante da aldeia de Gagos distrito da Guarda.Venho por este meio agradecer a todos a forma como nos receberam fica desde já um forte Obrigado. A vossa aldeia é linda!!Esperamos pela vossa proxima visita!!!!

joana disse...

gagos e fantástico !!

Anónimo disse...

na via existem coisas que não podemos perder,,e gagos é o exemplo .
toda a gente do nosso Portugal e do mundo deveria conhecer Gagos pois iriam perceber como é viver em união e paz...
ie, ie ,ie gagos a que é!!!!

Carlos Leme, Nuno Silva, José Campos e a nossa Menina Cristiana Campos disse...

Olá somos 4 amigos e residimos na freguesia mais bonita do mundo, não nos identificamos a viver noutro lugar. Deixamos aqui o desafio de nos virem visitar e verem as lindas paisagens verdes caracteristicas da nossa região. Gostamos muito de receber visitas, o nosso lema é o bem servir. Temos varios monumentos como no blogue é dito, apenas ficamos tristes por não aparecerem fotos tiradas no alto de S. Caetano, pois é de longe o lugar mais bonito da freguesia, tambem temos um optimo salão paroquial que muito nos honra, assim como outros lugares e monumentos de interesse histórico e arquitetonico. O nosso vinho verde e a nossa gastronomia são muito bons.

Paula Santos disse...

Eu também sou de Gagos e de facto é sem dúvida uma freguesia muito bonita,pequenina mas muito acolhedora.Tenho pena k não se possam ver mais imagens e concordo plenamente que o alto de S.Caetano é um dos sítios mais bonitos da freguesia senão o mais bonito,com uma vista e uma paisagem deslumbrantes.