segunda-feira, agosto 11, 2008

Vale de Bouro



A freguesia de Vale de Bouro tem uma população de 812 habitantes e 416 edifícios (Censos de 2001) e fica a cerca de 9 km da sede do concelho.









Orago:
S. Martinho






Pároco:
Padre António Gonçalves





Festas e romarias:
Santa Maria Madalena – Clamor da Roda (3º Domingo de Julho) e Nossa Senhora do Amparo (15 de Agosto).
Património cultural e edificado: Igreja matriz, Pelourinho, Capela da Nossa Senhora do Amparo e Capelas das Casas de Melhorado, do Outeiro e da Ribeira.
Casas brasonadas: Casa de Melhorado, Casa da Ribeira e Casa de Surribas.
Casas solarengas: Casa do Reguengo e Casa da Igreja.
Alminhas: No lugar da Raposeira.
Colectividades: ASCUVA – Associação Cultural e Recreativa de Vale de Bouro, Grupo de Cavaquinhos de S. Martinho de Vale de Bouro e Grupo Desportivo de Vale de Bouro.






Presidente da Junta:

Albino Teixeira da Costa, natural da freguesia de S. Clemente e residente no lugar da Raposeira. Nasceu em 13 de Novembro de 1941, filho de António da Costa e de Maria Teixeira, exerce o cargo de Presidente da Junta desde 1994.









Secretário da Junta:

António Augusto Gonçalves de Freitas, natural da freguesia de Vale de Bouro e residente no lugar de Nespereira. Nasceu em 2 de Fevereiro de 1964, filho de Manuel de Freitas e de Rosa Gonçalves, eleito desde 1994 Secretário da Junta.







Tesoureiro da Junta:

Avelino Mesquita Marinho, natural da freguesia de Vale de Bouro e residente no lugar do Requeixo, Nasceu em 21 de Março de 1950, filho de Laureano Marinho e de Laura de Mesquita, exerce as funções de Tesoureiro desde 1998.







Curiosidades:
  • A freguesia de Vale de Bouro já era mencionada nas Inquirições de 1258 (D. Afonso III) e escrevia-se: Valle de Buyro. Foi vigararia do Mosteiro de Pombeiro.
  • O Clamor da Roda realiza-se desde tempos muito remotos, em honra de Santa Maria Madalena, a quem se pede durante o cortejo, à “roda” de diversos lugares, protecção contra as doenças e graças a favor dos produtos da terra e dos animais.











15 comentários:

patricia oliveira disse...

Vivi durante 10 anos em Vale de Bouro, terra fantastica. La fiz bastantes amigos. é uma aldeia que gosto sempre de visitar sempre que posso.

Patricia Oliveira

Anónimo disse...

vivi la durante 5-6 an0s tenho la us meus amigos e familia ....

am0 pasar la as minhas ferias volto la sempre que poso !! '



VALE DE BOURO esta nu coracao

Daniel Carvalho disse...

vale de bouro e fantastico

sergio alves disse...

vale de bouro a terra mais bonita q conheci ate agora

Anónimo disse...

vale de bouro terra natal que amamos paisagens maravilhosas uma terra linda

rita e claudia

Anónimo disse...

meus avos nasceram no Vale do Bouro e vieram para o Brasil em 1910, alguem conhece a familia Magalhaes Bastos?
Morro de vontade de conhecer a terrinha de meus avos queridos

Daniel Carvalho disse...

nao tenho palavras para descrever o quanto gosto de viver em vale de bouro

barros-m.1980@hotmail.com disse...

vivie em vale de bouro durante 13anos agora estou no luxembourgo ,tenho muita familia ainda la e muitos amigos ,vou todos os anos vesitar esta linda freguesia .SAUDADES

Anónimo disse...

Conheci Vale de Bouro por ser a aldeia dos meus Sogros entretanto já falecidos e do meu marido adoro esta linda localidade pena tenho de não poder ir lá mais vezes. Beijos para todos os familiares Freitas Mota e Freitas Teixeira

Anónimo disse...

Vivi em vale de bouro 5 anos agora estou no luxemburgo ... agora tenho 16 anose gosto de voltar la sempre vale de bouro realmente e uma terra peqenina mas linda ! um beijinho para a minha familia da Elsa Freitas Oliveira

Anónimo disse...

Saudades de la estar...
Terra onde eu nasci e vivi 11 anos
Toda a minha infancia e a escola primaria, todos os amigos e familia que la tenho estarao sempre ca dentro do meu coracao
Abraco a todos os que la habitam com muitas saudades e carinho por aquele cantinho do norte de Portugal
Beijos iternos
(Familia Barros e Saude)
Alves Artur

não disse...

Vale-de-Bouro,Freguesia do meu Coração,onde vivi até aos 11 Anos,a partir dessa idade tive que procurar outros Horizontes, como Porto, Moçambique,Angola e Monte Abraão-Queluz-Sintra,mas graças a Deus tenho casa em Vale-de-Bouro onde vou todos os Anos passar Férias,abraços e beijos para toda a minha família e amigos, da Família António Carvalho de Magalhães.

ANA PINHAO disse...

amo e adoro esa aldeia, Eu fui nacida en espanha, pero us meus pais son de la, e desde que a minha mente se lembra. Tenho lindas lembranzas dea jente e aldeia. Todos us anos pasei s ferias e tenho familia e amigos que sempre lebo nu corazon, al igual que esa fantastica terra. Beijinhos pra todos.Pesso disculpas por u meu pessimo portugues

Anónimo disse...

Val de bouro e uma terra linda

Anónimo disse...

Val de bouro e uma terra bonita participei muitos anos nas festas de val de bouro e sempre que posso vou la.