sábado, fevereiro 26, 2011

Clube Desportivo Celoricense


80 anos de história

1931-2011

O Clube Desportivo Celoricense foi fundado no dia 1 de Setembro de 1931. Mas o clube, na verdade, teve origem na União Desportiva Celoricense, que tinha surgido em 1926, onde figuraram grandes atletas celoricense, como António Machado Monteiro, Arnaldo Monteiro, Afonso Novais, António Novais, Álvaro Maia, Carlos Santos, Américo Lobo, Joaquim Lobo, Amândio Cardoso, Albino Freitas, António Carlos e Toninho da Mota, entre muitos outros que envergaram a camisola alvi-negra.
Em 1931 por intermédio de Joaquim Gonçalves Monteiro, Álvaro da Costa Teixeira de Morais e Alexandre de Magalhães, foi efectivamente fundado o Clube Desportivo Celoricense.
Até 1945, ano em que se filiou na A.F. de Braga, a sua actividade limitou-se à disputa de jogos de carácter amigável e a presença em torneios particulares na região. Os grandes impulsionadores da sua filiação foram António Alves Ribeiro, António Teixeira Novais, Afonso Teixeira Novais e António Coelho Mota.
È oportuno felicitar e aplaudir todos quantos ao longo destes oitenta anos, nas equipas técnicas, nos planteis dos diferentes escalões, nas sucessivas direcções ajudaram a construir o clube mais representativo do concelho de Celorico de Basto.
Muitos foram os Celoricenses, que na qualidade de dirigentes do C.D.C., por vezes com enormes dificuldades financeiras, que ameaçaram a sua própria existência, foram construindo a identidade deste nosso emblema. A este nível teremos sempre que recordar, Álvaro Maria da Silva Oliveira, António Maria Monteiro Magalhães Costa, Domingos Leite Andrade dos Santos, Luís Carvalho, Manuel Mesquita Alves Fontes e Casimiro Manuel de Campos Magalhães Costa e tantos outros que construíram a grandeza e a história do Desportivo.
À actual Direcção, presidida por Filipe Marinho, pede-se que prepare um programa com brilhantismo das Comemorações dos 80 anos do Clube Desportivo Celoricense.
Oitenta anos não se comemoram todos os dias e por isso estamos a preparar a publicação de um livro que perpetue esta efeméride e possibilite revisitar estes anos de vida desta colectividade, que muito orgulha os Celoricenses.
Para que tal aconteça, é desejável que todos os atletas ou seus familiares facultem fotografias, recortes de jornais ou outro material com interesse para a história do nosso clube que hoje nos identifica enquanto Celoricenses.
Parabéns pelo 80º aniversário e a todos quantos trabalharam e trabalham para engrandecer, em cada dia que passa, o Clube Desportivo Celoricense.

Época 1946/47 - 2ª Divisão Nacional de Futebol

Época 1963/64 - Primeira equipa de Juniores do C.D.C.

Taça da A.F. de Braga, jogo com o Vitória de
Guimarães na década de 60

Época 1966/67 - 2ª Divisão Distrital da A.F. de Braga

Um misto de jogadores na década de 70 num encontro promovido por Rodrigo Sousa e Castro
Época 1985/86 - 1ª Divisão da A.F. de Braga

Época 1986/87 - Subida à 3ª Divisão Nacional de Futebol

Época 2009/10 - Campeão da Série B da 1ª Divisão 
da A.F. de Braga

2 comentários:

Clube Desportivo disse...

Como sócio do CDC e vice-presidente da actual Direcção,venho felicitar-te por este trabalho de pesquisa e paixão ao CDC.
80 anos é uma idade bonita, merecedora de respeito, e concerteza vamos dignificar o nome do CLUBE DESPORTIVO CELORICENSE,com uma festa à sua dimensão.
Um abraço,
Ricardo Lemos

Mesk disse...

Orlando, muito bom.
Quando tinha 14 anos treinava com a equipa de 1985.
O meu grande desgosto, foi nunca ter sido federado pelo CDC.
Na próxima visita a Celorico vou inscrever-me como sócio.
Para quando o artigo do Clube fundado por ti.

Um abraço.
Pedro Mesquita