sábado, novembro 23, 2013

Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Gandarela

A Delegação de Gandarela da Cruz Vermelha Portuguesa foi fundada no dia 12 de dezembro de 1987. Era um anseio da população das freguesias de Basto S. Clemente, Ribas, Vale de Bouro e Rego possuírem uma entidade credível que desse resposta na área do transporte e apoio a doentes.
Com um trabalho notável na zona territorial das freguesias que abarca, ao longo destes vinte e seis anos de existência, este brilhante percurso resulta do abnegado esforço dos seus fundadores e ao voluntarismo dos seus corpos diretivos.
A Câmara Municipal de Celorico de Basto atribuiu a Medalha de Mérito – Grau Ouro à Delegação de Gandarela da Cruz Vermelha Portuguesa, em cerimónia realizada em 10 de agosto de 2008, dada a grande nobreza do seu lema, no socorro a todos aqueles que precisam nos momentos difíceis e inesperados.
O seu corpo ativo conta com o apoio de cerca de cinquenta voluntários, todos com curso de socorrismo, o que lhes confere capacidade e conhecimentos para atuar com rapidez e eficácia nos primeiros socorros em situações de emergência.
Desde o início estão instalados num edifício com condições precárias e que efetivamente não reúne as condições mínimas e necessárias para desenvolver e acolher todos os serviços.
Por isso, a atual Direção já apresentou uma candidatura para comparticipação do projeto das futuras instalações. O presidente da Direção, Luís Sousa considera que “é uma obra bastante urgente, porque temos a consciência que prestamos um bom serviço mas não temos um espaço físico adequado”.
Chegou o momento de concretizar este sonho, com a construção de instalações dignas e funcionais que permitam aos voluntários da Cruz Vermelha de Gandarela exercer a sua nobre missão.
Apelamos à população que responda com generosidade, como é peculiar das gentes de Celorico de Basto, para que a Delegação de Gandarela da Cruz Vermelha leve em frente este projeto de grande envergadura e importância para o seu futuro.
Como dizia o poeta e escritor português Fernando Pessoa: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”.










Sem comentários: